sábado, 14 de maio de 2011

Quem vai parar Novak Djokovic?

Novak Djokovic ao conquistar o Australia Open
Aqui no Brasil, muito se fala em "bonde" de não sei o que... "trem bala" de não sei aonde... até mesmo "carroça" não sei lá das quantas. Isso tudo para ilustrar a invencibilidade e a supremacia de algum time de futebol.

Mas a verdade é que invencibilidade e supremacia indiscutível nesta temporada tem nome e sobrenome: Novak Djokovic.

Não tem como discutir. Os números não mentém. E no caso de Nole, não são apenas números. Ele está mais do que convincente em quadra. Ninguém conseguiu pará-lo nesta temporada. E quem mais chegou próximo desse feito, foi Thomaz Belucci, na semifinal do Másters de Madrid, semanas atrás.

Este ano, ele conquistou todos os torneios que diputou: Australian Open, ATP 500 de Dubai, Másters 1000 de Indian Wells, Másters 1000 de Miami, ATP 250 de Belgrado e Másters 1000 de Madrid.

Djoko segue batendo recordes
Acompanhei alguns dos seus 37 jogos de invencibilidade (35 em 2011) e a forma como ele vem atuando, é digno de aplausos de um público em pé, na Phillipe-Chartrier. Por falar nisso, é em Roland Garros que esta invencibilidade será colocada em xeque.

O Aberto da França é o terreiro de Rafael Nadal. O espanhol "só" é pentacampeão do grand slam. Normalmente, Nadal sobra na competição. Para se ter uma idéia, na conquista de 2011, ele conseguiu sagrar-se campeão sem perder um set sequer.

Tudo bem, pode ser que eu esteja passando os carros à frente dos bois, pois ainda há duas partidas pelo Másters 1000 de Roma, a semifinal contra Murray e uma possível final contra Rafael Nadal. Se o duelo acontecer, será o 4º confronto entre os dois nessa temporada. Até o momento, Djoko ganhou todos.

Mas o que me faz presumir que a invencibilidade do sérvio será testada pra valer em Roland Garros, é o nível da competição. O espírito de se disputar um grand slam é outro. Comparando ao futebol, é como se fosse uma Libertadores, uma Champions League, até mesmo uma Copa do Mundo. Todo mundo entra mordido. E é nessas horas que o grande tenista mostra o seu valor.

Não tenho dúvidas que Novak Djokovic conseguirá fazer frente a Nadal, Federer e outros mais. Já faz isso, tanto é, que no momento, é o melhor tenista da atualidade. Mas que não será fácil, não restam dúvidas.

Djokovic em Roma
Para Nole (como também é conhecido Novak Djokovic), vencer Roland Garros terá ainda outros sabores. Se alcançar este feito, ele ultrapassará Rafael Nadal e assumirá o 1º lugar no ranking da ATP. Depois de anos e anos, será a primeira vez que um tenista que não seja Nadal ou Federer, assumirá este posto.

Outro feito a ser alcançado, diz respeito a série histórica de invencibilidade. Com os atuais 37 jogos invictos, Djokovic já detém a 6ª maior série de partidas sem perder da história do tênis. À sua frente, estão Bjorn Borg (41 partidas), Roger Federer (41 partidas), John McEnroe (42 partidas), Ivan Lendl (44 partidas) e Guillermo Vilas (46 partidas).

Somando as partidas restantes no Másters de Roma e as que serão disputadas até uma possível final em Roland Garros, Novak Djokovic ultrapassará esses números e var cravar de vez o seu nome na história do tênis mundial. É só esperar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário