domingo, 22 de maio de 2011

Campeonato Brasileiro 2011 - Projeções

O Campeonato Brasileiro começou esse fim de semana e os bordões pipocam para todo lado, como "não tem favorito", "todos estão na disputa" e "é o campeonato mais difícil do mundo". 

Verdade seja dita: é complicado opinar quem será o campeão brasileiro. Avaliando outros campeonatos no mundo, é muito fácil você avaliar o Campeonato Espanhol e falar que o título ficará entre Barcelona ou Real Madrid. Ou então, no italiano, citar o Milan ou a Inter como favoritos (pois até a Juve se desgarrou desse grupo de favoritos).

Talvez o campeonato que empolgue tanto quanto o brasileiro atualmente, seja o Campeonato Inglês. Sempre há pelo menos 5 clubes na disputa. Com uma vantagem: com um nível técnico e organizacional infinitamente superior ao Campeonato Brasileiro. Quanto a isso, não há comparações. A Premier League é o MELHOR campeonato nacional de futebol do mundo.

Voltando à terras tupiniquins, vou seguir o bonde e também embarcar na onda de projeções pré-campeonato. É mais um exercício de entretenimento do que uma análise profissional de alguma coisa. É só a curiosidade de chegar ao fim do ano e eu saber o que eu esperava antes do campeonato começar.

Diga-se de passagem que, para tal análise, devemos viver em um mundo de sonhos, onde não há interferências de arbitragem, janela de transferências para o exterior e contusões ao longo dos anos. Então, sem mais enrolação, vamos a minha análise do campeonato:

1º. Cruzeiro
Ótimo elenco, com boas peças de reposição. O destaque fica por conta do seu meio de campo, talvez o melhor do Brasil. Possui ótimos volantes, como Henrique, Fabrício, Guerreiro e Paraná. Além dos armadores Gilberto, Róger e o excelente Montillo. Destaque também para o goleiro Fábio.

2º. Internacional
Assim como o Cruzeiro, possui excelente elenco, com várias peças que podem suprir a ausência de um ou outro titular.  Destaque para o argentino D'Alessandro e o atacante Leandro Damião.

3º. Santos
Um time sem comparações. Neymar, Ganso e cia fazem do futebol santista um dos mais vistosos no Brasil. Ainda conta com o multicampeão Muricy Ramalho no banco. Porém, a disputa da Libertadores e a possível conquista, tirará o time da disputa do Brasileiro.

4º. São Paulo
Um excelente time, mas com um técnico mediano. Carpegianni ainda não tem poder sobre o time. A referência continua sendo o goleiro Rogério Ceni. Mas o tricolor paulista ganhou muito com o surgimento do meia-campista Lucas, que na minha opinião, é melhor que Paulo Henrique Ganso.

5º. Fluminense
Capitaneado por Fred e liderado por Conca, o atual campeão brasileiro peca na defesa. Com um goleiro ruim e uma defesa desorganizada, o ataque do tricolor das Laranjeiras terá que trabalhar muito para compensar as falhas de marcação.

6º. Corinthians
O eterno queridinho da imprensa e agora também da CBF, ainda não possui um time compacto, com boas peças em todos os setores. Destaques para Liédson e a nova contratação, Alex, ex-Internacional. Sem a ajuda "sobrenatural", não passará de brigar por uma vaga na Libertadores.

7º. Cortiiba
O time sensação do primeiro semestre. Detentor do recorde de vitórias na história do futebol brasileiro. Porém, é somente no Campeonato Brasileiro que o Coritiba colocará em xeque o seu poder de fogo. Uma posição intermediária para quem acabou de retornar da 2ª divisão será um ótimo resultado para o Coxa. 

8º. Grêmio
O time gaúcho sentirá um pouco o baque da eliminação precoce na Libertadores e a perda do título gaúcho para o arqui-rival Internacional. Mas o time possui bons nomes e acredito que até boa parte do campeonato, brigará na parte de cima da tabela. Porém, a falta de peças de reposição fará falta e o time cairá de rendimento na reta final.

9º. Flamengo
O badalado "Bonde do Mengão sem freio" será apenas um vagãozinho nesse campeonato. O rubro-negro não conseguiu me convencer, mesmo sendo campeão estadual invicto. Alguns nomes não descem e Ronaldinho Gaúcho, ao lado de Thiago Neves, precisará fazer chover para compensar a falta de qualidade do restante do time.

10º. Palmeiras
Um time que tinha tudo para se projetar ao título. Mas algo acontece no Palestra Itália. O time tem pedigree, mas não dá liga. Tem um ótimo técnico e bons jogadores, como Kléber e Valdívia, mas falta um algo a mais, talvez ambição nesse time para chegar mais longe.

11º. Vasco
No início do ano, todos davam o Vasco como candidato a rebaixamento no Brasileiro desse ano. Porém, o time melhorou consideravelmente ao longo do campeonato estadual e da Copa do Brasil. Mas ainda sim, não brigará pelo título e se contentará com uma posição na intermediária da tabela.

12º. Atlético-MG
Ano após ano, o Atlético-MG monta times inteiros para a competição. Chega com banca de disputar o título, mas sempre cai em meio ao caminho. Acredito que este ano não será diferente. O sonolento Guilherme, quando quer jogar bola, até sabe, resta saber se ele vai querer.

13º. Atlético-PR
Fui até generoso com a posição do Furacão. Caberia uma posição mais abaixo na tabela, mas a foi a falta de qualidade dos adversários que credenciou uma melhor posição para o Atlético-PR. Adílson Batista terá trabalho em um time que tem como destaques o vovô Paulo Baier e o equatoriano Guerron.

14º. Figueirense
Ano de retorno do Figueira a elite do futebol nacional. Acredito que o alvi-negro de Floripa desbancará o Avaí e vai se manter na primeira divisão nesta temporada, mas sem nenhum brilho ou destaque.

15º. Botafogo
A torcida do Glorioso penará este ano. O Botafogo brigará o campeonato inteiro para não cair e só vai se safar da queda no final da competição. O destaque fica por conta de Loco Abreu, ídolo da torcida.

16º. Bahia
O Bahia suará sangue para se manter na elite, mas vai conseguir. Acredito numa volta do Vitória na próxima temporada e em 2012, teremos de volta um dos maiores clássicos do futebol nacional: o BaVi.

17º. Ceará
Em 2010, o Ceará iniciou a competição com ótimos resultados. Não acredito que repetirá o feito esse ano e vai amargar o rebaixamento. Destaque apenas para Marcelo Nicácio.

18º. Avaí
Em 2009, o técnico Silas deu alegrias a torcida do time de Guga. Mas este ano, a máxima de que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar será levada em consideração e o time será rebaixado.
19º. América-MG
Ao lado do Atlético-GO, foram os dois times que menos se preparam para a competição. Um time que não tem liga.

20º. Atlético-GO
Idem América-MG.

Artilheiro: Neymar / Santos

Craques do Campeonato: Montillo / Cruzeiro e Lucas / São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário